"Processamento na Nuvem", ou "Cloud Computing" (em inglês) é o termo utilizado para todo armazenamento e processamento de dados na internet.

A nuvem refere-se a todos os servidores conectados a internet em todo mundo, ou seja, quando falamos em "Processamento na Nuvem" falamos de uma tendência mundial, que vem crescendo a cada dia, que começa com o compartilhamento das informações (arquivos, fotos, vídeos) através de diversos dispositivos (computadores, tablets, celulares e outros) e chegando a analise dessas informações, oferecendo ao usuário o mais completo tipo de respostas e conclusões.

Esse tipo de processamento oferece ao usuário segurança da informação a ser processada, que não fica restrita apenas a 1 equipamento ou 1 servidor interno, a facilidade de acesso e compartilhamento desses dados, possibilitando assim o transito de informações em tempo real mesmo entre pessoas e empresas que estejam em pontos distantes como por exemplo em continentes diferentes.

Porque investir no Processamento na Nuvem?

Querendo ou não você sem perceber já utiliza esse recurso quando utiliza o seu perfil do FACEBOOK no computador e no seu smartphone. Olhando por esse lado você pode perceber que esse tipo de processamento não é tão assustador como pode parecer.

Quando você utiliza um aplicativo na nuvem, os dados ali armazenados estarão sendo processados constantemente e servirão de base para tomada de decisões futuras e acesso de qualquer lugar, não ficando preso a sua residência ou escritório.

Menor custo de armazenamento! Ao contratar um serviço de processamento na nuvem, o seu custo com estrutura de TI em sua empresa ou residência é reduzido consideravelmente. Com o seus dados armazenados na nuvem você para de precisar manter servidores e estrutura de rede que acabam tendo uma manutenção cara e que nem sempre é garantia de acesso das informações. Inclusive que ficam vulneráveis a várias situações externas, obrigado a você manter um backup atualizado desses dados. Processo que requer um tempo considerável.

É seguro utilizar o Processamento na Nuvem?

Esse é um dos temas mais questionados por profissionais devido a sempre estarmos ouvindo e lendo história de ataque de Hackers os servidores de organizações famosas. Porém da mesma forma que a cada dia surge mais pessoas más intencionadas, surge mais técnicas de segurança para as informações.

Acreditamos que o segredo está além saber como a aplicação utilizada investe na segurança dos seus dados, mas também em prevenções que o usuário deve tomar e se preocupar com:

Utilização de senhas seguras e únicas: A grande maioria das invasões e roubo de dados na nuvem atualmente é devido a falta de preocupação dos usuários em criar senhas seguras e/ ou a utilização da mesma senha em vários portais, sites e equipamentos.
Quando você utiliza senhas como: 123456, password, entre outras... É aberta uma brecha para invasão. Os hackers utilizam uma base de dados com essas senhas mais utilizadas para tentar quebrar a segurança e ter acesso aos seus dados.

Aconselhamos a todos nossos clientes a utilizar no aplicativo Nuvem Simples senhas imprevisíveis e únicas, que junto a todas as rotinas de segurança que oferecemos irá permitir que os dados de sua empresa estejam seguro e sejam acessados somente por quem você desejar.

Manter seu equipamento sempre com um bom antivírus e tomar cuidado com links suspeitos: Qualquer Hacker que tentar acessar seus dados tentará em primeiro lugar tentar infectar seus dispositivos com programas espiões, permitindo assim que essa pessoa má intencionada tenha acesso a todas suas senhas.

Quando você mantém no seu dispositivo o antivírus atualizado, esse programa impede a instalação de programas espiões, deixando assim as informações acessadas seguras.

Outra forma de infecção é através de links suspeitos que você pode clicar ao receber um email ou navegando em algum site. Para prevenir essa forma de propagação de vírus, aconselhamos não clicar em nenhum link que não faça sentido ou de sites suspeitos ou e-mails de remetentes desconhecidos. Evite por exemplo clicar em link de e-mails que falam de traições, festas, bancos pedindo recadastramento, policia e etc... Geralmente esses são temas utilizados por Hacker para instalar os programas espiões.

Evitar a utilização de seus dados através de redes publicas: Atualmente temos em vários locais como restaurantes, aeroportos e etc o acesso gratuito a internet, sem a necessidade de se logar com senha. Por mais que esses pontos sejam bastante úteis, eles deixam de certa forma seu equipamento "vulnerável". Como essas redes estão ali, livres para o acesso de qualquer pessoa, hackers podem invadi-las e monitorar as informações ali trafegadas.

Por essa razão aconselhamos que, ao entrar em uma rede pública evite acessar seus dados sigilosos que estão na nuvem, e de preferencia mantenha um serviço de internet móvel e fixo para acesso seguro da rede.